1 de agosto de 2011

Um pouco sobre: História do Jeans

Colaboração: Anastasia Nahas

O jeans foi fabricado pela primeira vez em Nîmes, na França. No entanto, foi a industria têxtil de Maryland, que popularizou, em 1792, o uso do tecido que chamaram de “denim” por ser fabricado com as mesmas características que se faziam  em Nîmes. Era destinado para roupas de trabalho no campo e também para os mineiros de ouro na Califórnia.
                          
Esse jeans era produzido por um alfaiate da Califórnia que mais tarde se associou a Lévi Strauss. O tecido utilizado vinha de Maryland, era de cor marrom e servia para cobrir carroças.  Anos depois Lévi Strauss começou a usar o brim, tecido francês que foi tingido de azul com o índigo, substância corante para tingir, tirado de uma árvore. Na fábrica que Lévi Strauss montou em San Francisco, nasceu o famoso 501.
                                                 
Em 1890 as calças começaram a ser fabricadas na cor azul. Em 1910 começaram a ter bolsos traseiros. Lévi Strauss morreu em 1902, mas sua empresa continuou e assim...Levi’s virou sinônimo de calça jeans! Portanto, o jeans é um tipo de moda nascida não pela inspiração dos estilistas, vinda de cima para baixo, mas sim de baixo para cima, acabando por tornar-se um clássico do vestuário.
Impossível pensar nossa vida sem ele, não?! Apesar de eu não achar o jeans um sinônimo de conforto sou super adepta a ele. E vocês?!


2 comentários:

  1. Anônimo1/8/11

    Isa, eu amei esse post. Muito interessante!
    Beijinhos, Ana Lu.

    ResponderExcluir
  2. karina7/8/11

    Muito legal saber um pouco da origem do jeans, façam mais matérias como essa....

    ResponderExcluir